Eva Soban
Graduada em Sociologia e Política, com cursos livres em fotografia e Artes Plásticas, Eva Soban iniciou seu envolvimento com o universo das artes na adolescência, através da fotografia e da pintura. Porém, o seu desejo nato de trabalhar com as mãos e o seu interesse em pesquisar a fundo este ato primordial do homem: o tecer, fez com que substituísse a câmera e a aquarela por um tear manual.
Com várias exposições no Brasil e no exterior Eva foi premiada pelo MAM de São Paulo, com uma escultura têxtil. Para ela o tecer é mágico, pois remonta os primórdios da história do homem. Quando ele descobriu que cruzando alguns fios, poderia criar uma estrutura, um tecido ou uma vestimenta. “O tecer, o tricotar ou qualquer outra técnica têxtil não pode ser definida como um simples entrelaçamento de fios, mas como uma forma viva de expressão da própria criatividade.”
Explorando texturas e materiais diferenciados, Eva aperfeiçoou-se no manuseio dos fios criando peças de rara beleza. O trançado, em constante transformação, é capaz de produzir novas formas, atuais e contemporâneas.
voltar home