Fotografia - Leonardo Kossoy
Artista : Leonardo Kossoy
Titulo "APOLONAS", Naxos, Grécia, 2007
Técnica: Fotografia sob papel, Série 2/8
Dimensões: 106 x 159

Esta obra faz parte da exposição "ONDE A AGUA ENCONTRA A TERRA" - Curadoria Paulo Herkenhoff - MASP - de 20 de Agosto à 11 de outubro de 2009. Está reproduzida na pág. no.59 do catálogo e na pág. no.71 do livro, ambos referentes à exposição.

A PASSADO COMPOSTO SÉCULO XX também expõem esta e outras obras do artista de 29 de agosto à 17 de outubro de 2009.

Biografia: Leonardo Kossoy
Paulistano, formado em direito pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, Leonardo dedica-se às artes desde os anos 60 e nutre especial interesse pela vanguarda literária e artística do Brasil. Seu olhar de fotógrafo se forma na arte e na literatura. Sua ligação com a fotografia foi muito aprofundada durante o período em que morou em Paris no fim da década de 1960. "Sempre me interessei pelo detalhe subversivo em arte, talvez esteja aí a origem de os meus cortes serem considerados um pouco estranhos."
Todo ano Leonardo Kossoy fotografa pelo Mediterrâneo, sempre com plena conciência da história da região. Seu itinerário evoca o método de Fernand Breudel de desdobramento das relações entre história e geografia. Leitor de Patrick Leigh-/Fermor, seu modelo é do viajante. No Mediterrâneo, o fotógrafo encontra o seu panorama e o seu particular; sua relação entre luz, geografia, história da arte e fotografia.
Artista prolífico, Leonardo expõe regularmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York. "4 un-common places in Brooklyn" (2004) explorou de forma original o conceito de lugar, numa exposição simultânea em quatro espaços em Nova York. "Desoriente: o eu nômade", com curadoria de Carol Armstrong, foi exibida no Centro Cultural do Banco do Brasil em São Paulo (2005) e no Rio de Janeiro (2006). Sua mostra mais recente, "Espanhas/Spains" se realizou em São Paulo em janeiro deste ano no Espaço Cultural da Caixa Econômica.

Fonte: catálogo da exposição “Onde a Aguar Encontra a Terra”, Masp de 20 de agosto à 11 de outubro de 2009, curadoria de Paulo Herkenhoff
Links sobre o tema :

http://arterial.ning.com
http://msn.onne.com.br/conteudo/10368/onde-a-gua-encontra-a-terra
http://ondeaguaencontraterra.net/home.html
http://masp.art.br/exposicoes/2009/onde/
www.leonardokossoy.net

--------
voltar home