Sergio Rodrigues
Sergio Rodrigues nasceu em 1927 no Rio de Janeiro, onde graduou-se pela Faculdade Nacional de Arquitetura em 1952. Fez do design de móveis sua atividade principal. Em 1955 fundou a Oca, empresa cujo nome era uma manifestação de intenção, pois sempre esteve comprometido com a busca da expressão da identidade brasileira no mobiliário. Seu objetivo era retomar o espírito da simplicidade da casa indígena, integrar passado e presente na cultura material brasileira.

Entre outros prêmios, recebeu o primeiro lugar no Concurso Internacional do Móvel em Cantù, Itália, em 1961, com a Poltrona Mole, sendo exportada para inúmeros países com o nome de Sheriff Chair. Sergio desligou-se da Oca em 1968 e, desde então, atua em seu escritório desenvolvendo linhas de móveis para produção industrial, projetos de arquitetura e ambientação de hotéis, residências e escritórios e sistemas de casas pré-fabricadas.

Desde 2000 seus móveis passaram a ser reeditados industrialmente, com distribuição internacional. Já participou e foi homenageado em várias exposições internacionais. Faleceu no Rio de Janeiro em 2014.

---------
Créditos:
Texto - Adélia Borges
Imagem - Julio Dui






voltar home