Fernando Azevedo
Carioca, mestre em Filosofia e História da Arte pela City University of Nova Iorque e com mestrado em Belas Artes com Especialização em Pintura pelo Pratt Institute, NY. Fernando tem extensa carreira como curador de exposições de fotografia, como consultor e crítico de arte e como ilustrador.
A Exposição “Onde a Água Encontra a Terra”, no entanto, é sua primeira exibição de fotografia, um meio no qual se especializou como estudioso, curador e crítico de arte há mais de 15 anos, tendo sido responsável pela curadoria de 14 exposições voltadas exclusivamente para fotografia.
Possui Ampla formação artística e intelectual, com interesses que vão da pintura e caligrafia chenesas à fotografia, passando pela teoria da comunicação e pela sua graduação no Rio de Janeiro em engenharia eletrônica. Depois de projetar computadores por 5 anos, abandona a engenharia ao optar pela arte. Na década de 1980, estudou literatura brasileira dom Silviano Santiago na PUC do Rio de Janeiro, onde teve também seu primeiro contato com as obras de Barthes e Walter Benjamin.
Como crítico de arte, Fernando Azevedo tem sido palestrador convidado em museus e galerias nos Estados Unidos, com destaques para o Guggenheim Museum e Rubin Museum of Art em Nova Iorque. Contribuiu com regularidade como um dos editores da revista Arte Internacional, editada pelo Museu de Arte Moderna de Bogotá, e de Art Nexus, uma das mais influentes publicações voltadas para a crítica e arte latino-americana.
--------
Ilustração: Julio Dui
Fonte: catálogo da exposição “Onde a Aguar Encontra a Terra”, Masp de 20 de agosto à 11 de outubro de 2009, curadoria de Paulo Herkenhoff

Links sobre o tema :
http://arterial.ning.com
http://msn.onne.com.br/conteudo/10368/onde-a-gua-encontra-a-terra
http://ondeaguaencontraterra.net/home.html
http://masp.art.br/exposicoes/2009/onde/
http://fernandoazevedophotography.com

voltar home