QUEM SOMOS . HOME . A GALERIA . ACERVO . BIOGRAFIAS . PUBLICAÇÕES . EVENTOS . REEDIÇÃO JANGADA . CONTATO . CLÁSSICO

MURAIS NÔMADES GALERIA

A Galeria Passado Composto Século XX apresentou em abril de 2018, em sua galeria e na terceira edição do Setor de Design na SP-Arte, a mostra “Murais Nômades” com destaque para as tapeçarias artísticas modernas nacionais em composição com o mobiliário de design da mesma época.

O título da mostra é inspirado na expressão “MuralNomad” do arquiteto naturalizado francês Le Corbusier (1887-1965), em referência à tapeçaria artística que ele batizou como “mural nômade dos tempos modernos”. Ele considerava a tapeçaria como muros de lãs, para dependurar, soltar, enrolar e movimentar, recolocando onde desejar, como eram originalmente no passado com sua característica nômade, acompanhando os senhores nas suas diferentes residências. Na opinião dele, a tapeçaria compunha a arquitetura muito além da simples decoração e, em 1959, em uma carta a Oscar Niemeyer (1907-2012), ele enfatizou que a textura, a matéria e a sensibilidade do artesão na realização da obra irradiava cores no espaço e cumpria a sua função acústica.

No espaço da galeria, a mostra homenageia na vitrine o premiado artista Jacques Douchez, com pinturas e tapeçarias planas e escultóricas. Atualmente, o artista é saudado também em uma importante exposição no MAB – Museu de Arte Brasileira da FAAP, intitulada “A cor não tem fim - pinturas e tapeçarias de Jacques Douchez”, com uma abundante diversidade de obras coloridas flutuando no espaço.

A realização da mostra “Murais Nômades” faz parte da missão da galeria de valorizar a brasilidade e de resgatar a memória nacional dos mestres do design e da arte em tapeçaria.

SERVIÇO DA MOSTRA “MURAIS NÔMADES”EM DOIS LOCAIS:

Evento: Setor de Design - 3º andar da SP-Arte 2018
Local: Pavilhão da Bienal de SP – Parque Ibirapuera
sp-arte.com
Stand no. DS1: Passado Composto Século XX
Curadoria e realização: Graça Bueno e Passado Composto Século XX
Expografia: Giovanna Verdini
Assistente de pesquisa: Karen Matsuda
Abertura para convidados: 11 de abril
Período aberto ao público: de 12 a 15 de abril
Horário: Quinta a Sábado – das 13h às 21h. Domingo – das 11h às 19h


Local: Galeria Passado Composto Século XX

Endereço: Alameda Lorena, 1996 – Jardins – São Paulo
Curadoria e realização: Graça Bueno e Passado Composto Século XX
Período aberto ao público a partir de: 07 de abril
Horário: Segunda à Sexta – das 10h às 19h. Sábado – das 10h às 15h
voltar home