Acontecendo Agora


"Nossos Brasis: entre o sonho e a realidade" revisita 100 anos na arte brasileira com 79 obras de 50 artistas - abertura em 21 de outubro na Caixa Cultural Brasília

É com grande entusiasmo que anunciamos que duas obras em tapeçaria pertencentes ao nosso acervo - "Jardins da Varanda" (c. 1960), de Genaro de Carvalho (Salvador, BA, 1926-1971), e "Ciranda" (2002), de Norberto Nicola (São Paulo, SP, 1930-2007) - integram a exposição "Nossos Brasis: entre o sonho e a realidade", com curadoria de Denise Mattar, realizada pela Caixa, em parceria com a Agência Pira.

Com curadoria de Denise Mattar, a exposição apresenta as múltiplas dimensões do Brasil, borrando as fronteiras entre o onírico e o cotidiano, o utópico e o marginalizado, o popular e o erudito. A mostra propõe estabelecer um diálogo entre artistas brasileiros icônicos e consagrados, tendo sido honrosamente selecionadas obras dos artistas Genaro de Carvalho e Norberto Nicola, que integram o conjunto de 79 obras de 50 nomes consagrados, entre eles: Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Candido Portinari, Carybé, Alfredo Volpi, Heitor dos Prazeres, Lygia Pape, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Maria Martins, Arthur Bispo do Rosário, Burle Marx, Maria Auxiliadora, Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Vik Muniz, Ernesto Neto, Rosana Paulino, Kobra, O Bastardo, Denilson Baniwa e Osgemeos.

Passado Composto

Passado Composto Século XX


Passado Composto

Quem Somos

A Galeria tem como uma de suas missões resgatar a memória e valorizar o design histórico nacional e a tapeçaria e, portanto, é precursora da realização de exposições em homenagem aos mestres brasileiros, designers e artistas modernos.

Suas exposições geram publicações de livros através da Galeria por sua própria pesquisa e curadoria e de curadores convidados. A Galeria também produz documentários curtos sobre suas exposições e divulga outros curta-metragens e entrevistas relacionadas aos seus designers e artistas favoritos.

A marca tradicional Passado Composto foi fundada em 1988 pela antiquária Cida Santana na Rua da Consolação, São Paulo, Brasil. Desde a fundação até 2002, sua filha Maria das Graças S. Bueno foi responsável pela aquisição internacional de antiguidades para o negócio da família no Brasil. Em 2002, Graça fundou seu segundo endereço na Alameda Lorena, nos Jardins, em São Paulo, a Galeria Passado Composto Século XX, com foco em móveis modernos brasileiros e tapeçarias artísticas do século XX.