Acontecendo Agora


Melodia das Tramas

A exposição "Melodias das Tramas - De Genaro de Carvalho a Jorge Cravo", em cartaz desde 29 de março, será prorrogada durante o segundo semestre de 2025. O sucesso da mostra reafirma o crescente interesse pela tapeçaria artística brasileira e celebra nossos 16 anos de atuação voltados à preservação da memória e à valorização de artistas que exaltaram a brasilidade em exposições no Brasil e no exterior. Nosso trabalho será também homenageado com a publicação do artigo "A consagração da tapeçaria artística na Bienal de SP", selecionado pelo Arquivo Histórico Wanda Svevo para compor o e-book comemorativo de 70 anos da instituição, com lançamento previsto para o próximo semestre. Em agosto, marcaremos presença na feira ROTAS com novas aquisições e, paralelamente à exposição na galeria, realizaremos um diálogo curatorial entre nosso acervo e o movimento artístico que antecede a próxima Bienal Internacional de São Paulo, prevista para setembro. Convidamos todos a visitar a galeria e conferir as obras selecionadas por nossa equipe e pela curadora Alejandra Muñoz, reunindo nove nomes essenciais da tapeçaria brasileira: Genaro de Carvalho, Jacques Douchez, Norberto Nicola, Jean Gillon, Rubem Dario, Sylvio Palma, Maria Helena Andrés, Gilda Azevedo e Jorge Cravo.

Passado Composto

Nossos Destaques


Passado Composto Século XX


Passado Composto

Quem Somos

A Galeria tem como uma de suas missões resgatar a memória e valorizar o design histórico nacional e a tapeçaria e, portanto, é precursora da realização de exposições em homenagem aos mestres brasileiros, designers e artistas modernos.

Suas exposições geram publicações de livros através da Galeria por sua própria pesquisa e curadoria e de curadores convidados. A Galeria também produz documentários curtos sobre suas exposições e divulga outros curta-metragens e entrevistas relacionadas aos seus designers e artistas favoritos.

A marca tradicional Passado Composto foi fundada em 1988 pela antiquária Cida Santana na Rua da Consolação, São Paulo, Brasil. Desde a fundação até 2002, sua filha Maria das Graças S. Bueno foi responsável pela aquisição internacional de antiguidades para o negócio da família no Brasil. Em 2002, Graça fundou seu segundo endereço na Alameda Lorena, nos Jardins, em São Paulo, a Galeria Passado Composto Século XX, com foco em móveis modernos brasileiros e tapeçarias artísticas do século XX.