MELODIAS DAS TRAMAS, com curadoria de Alejandra Muñoz em duas edições:
Com abertura no sábado, 29 de março, no espaço da galeria nos Jardins, em São Paulo, será realizada uma exposição, com curadoria conjunta de Graça Bueno, paralela à mostra na SP-Arte, intitulada Melodias das Tramas - De Genaro de Carvalho a Jorge Cravo. A exposição reunirá obras de nove importantes artistas tapeceiros brasileiros: Genaro de Carvalho, Jacques Douchez, Norberto Nicola, Jean Gillon, Rubem Dario, Sylvio Palma, Maria Helena Andrés, Gilda Azevedo e Jorge Cravo.
De 2 a 6 de abril, a galeria estará presente na SP-Arte 2025, no Setor de Design, no estande DS 06, com uma mostra em homenagem ao artista baiano Aminthas Jorge Cravo (1927-2015), conhecido como Cravinho. Intitulada Jorge Cravo - Melodias das Tramas, a exposição destacará um conjunto único de tapeçarias e desenhos que traduzem, em cores e formas, a musicalidade da arte de Cravinho. A ambientação contará com móveis raros e icônicos de grandes nomes do design moderno, como o mestre Joaquim Tenreiro (1906-1992), o dinamarquês Arne Vodder (1926-2009), reedições exclusivas do artista e designer Jean Gillon (1919-2007) e luminárias contemporâneas em cristal de rocha da designer e antiquária Cida Santana.
A Galeria tem como uma de suas missões resgatar a memória e valorizar o design histórico nacional e a tapeçaria e, portanto, é precursora da realização de exposições em homenagem aos mestres brasileiros, designers e artistas modernos.
Suas exposições geram publicações de livros através da Galeria por sua própria pesquisa e curadoria e de curadores convidados. A Galeria também produz documentários curtos sobre suas exposições e divulga outros curta-metragens e entrevistas relacionadas aos seus designers e artistas favoritos.
A marca tradicional Passado Composto foi fundada em 1988 pela antiquária Cida Santana na Rua da Consolação, São Paulo, Brasil. Desde a fundação até 2002, sua filha Maria das Graças S. Bueno foi responsável pela aquisição internacional de antiguidades para o negócio da família no Brasil. Em 2002, Graça fundou seu segundo endereço na Alameda Lorena, nos Jardins, em São Paulo, a Galeria Passado Composto Século XX, com foco em móveis modernos brasileiros e tapeçarias artísticas do século XX.