Acontecendo Agora


Lançamento Poltrona Tijuca

Temos o prazer de anunciar o lançamento exclusivo da primeira reedição da poltrona TIJUCA, criada por Jean Gillon na década de 1970. Venha sentar na TIJUCA com banqueta e conferir o design único, o conforto e a beleza desta reedição, que conta com 70 conjuntos numerados, executados pela galeria e autorizados pela família Gillon.

TIJUCA foi uma das linhas de mobiliário concebida pelo múltiplo artista e designer Jean Gillon (1919-2007), manufaturada em madeiras nobres pela empresa Italma, entre os anos de 1970 e 1979, com foco na exportação. Os principais registros de época são ambientações em catálogos da marca da manufatura e de representantes estrangeiros. Jean Gillon priorizava, em seus móveis, "três qualidades essenciais: funcionalidade, conforto e beleza", realizando um design único "Made in Brazil", homenageando o país que o inspirou e o acolheu como um cidadão brasileiro.

Para este tema da TIJUCA, nossa curadoria convidou o artista Rodrigo Bueno, do ateliê Mata Adentro, que compôs a vitrine com suas obras intituladas Reveries (Devaneios) de 2022. Além disso, o historiador Paulo César Garcez Marins, escreveu um texto poético e histórico que contextualiza a inspiração de Gillon ao nomear a poltrona em homenagem à Floresta da Tijuca.

Visite a galeria!

Passado Composto

Nossos Destaques


Passado Composto Século XX


Passado Composto

Quem Somos

A Galeria tem como uma de suas missões resgatar a memória e valorizar o design histórico nacional e a tapeçaria e, portanto, é precursora da realização de exposições em homenagem aos mestres brasileiros, designers e artistas modernos.

Suas exposições geram publicações de livros através da Galeria por sua própria pesquisa e curadoria e de curadores convidados. A Galeria também produz documentários curtos sobre suas exposições e divulga outros curta-metragens e entrevistas relacionadas aos seus designers e artistas favoritos.

A marca tradicional Passado Composto foi fundada em 1988 pela antiquária Cida Santana na Rua da Consolação, São Paulo, Brasil. Desde a fundação até 2002, sua filha Maria das Graças S. Bueno foi responsável pela aquisição internacional de antiguidades para o negócio da família no Brasil. Em 2002, Graça fundou seu segundo endereço na Alameda Lorena, nos Jardins, em São Paulo, a Galeria Passado Composto Século XX, com foco em móveis modernos brasileiros e tapeçarias artísticas do século XX.