Melodias das tramas - De Genaro de Carvalho a Jorge Cravo


    Sob a curadoria conjunta de Alejandra Muñoz e Graça Bueno, a Passado Composto Século XX apresenta, em sua galeria, a exposição paralela à mostra de seu estande na SP-Arte 2025: Melodias das Tramas - De Genaro de Carvalho a Jorge Cravo. A exposição reúne obras de nove artistas tapeceiros distintos e únicos em suas criações, que, ao longo do tempo, estiveram em sintonia com nossa identidade brasileira e marcaram presença, com frequência, em exposições significativas, no Brasil e no exterior.

    Os artistas homenageados serão:

    Genaro de Carvalho, Jacques Douchez, Norberto Nicola, Jean Gillon, Rubem Dario, Sylvio Palma, Maria Helena Andrés, Gilda Azevedo e Jorge Cravo.

    A cadência criativa de Melodias das Tramas é representada por um conjunto de tapeçarias planas e escultóricas, bordadas à mão ou tecidas no tear, acompanhadas de cartões-modelo e pinturas, datados de 1960 a 1988. Os temas variam do figurativo, inspirado na nossa fauna, flora, rochas minerais, mitologia e casarios baianos, ao abstrato e geométrico.

    A Galeria Passado Composto Século XX, completa dezesseis anos dedicados à pesquisa e ao resgate da memória da tapeçaria artística brasileira e dá continuidade a esse trabalho com esta exposição, valorizando os criadores que celebraram a nossa brasilidade e desempenharam um papel fundamental no setor artístico visual e têxtil, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

    SERVIÇO DA EXPOSIÇÃO "MELODIA DAS TRAMAS - DE GENARO DE CARVALHO A JORGE CRAVO":

    Curadoria: Alejandra Muñoz e Graça Bueno

    Realização: Galeria Passado Composto Século XX

    Expografia: Giovanna Verdini

    Agradecimentos:

    Edna Cravo

    Christian Cravo

    Instituto Mario Cravo Neto

    Paulo César Garcez Marins

    Abertura e horários:

    Abertura ao público: de 29 de março à 21 de junho de 2025

    Segunda a sexta das 10:00 as 19:00

    Sábados das 10:00 as 14:00

    Localização:

    Galeria Passado Composto Século XX

    Alameda Lorena, 1996, Jardins

    São Paulo, Brasil

    Descubra Mais....