Apresentamos, na vitrine da galeria, sob nossa curadoria, a partir de novembro de 2025, uma coleção do acervo de obras de arte em pintura e tapeçaria modernas, criada por seis artistas renomados participantes das "Bienais de São Paulo", entre 1951 e 1994: Genaro de Carvalho (2), Jacques Douchez (11), Norberto Nicola (7), Jean Gillon (1), Gilda Azevedo (1) e Maria Helena Andrés (10), indicados com o número de suas participações de destaque. Em diálogo com essas obras, a iluminação da vitrine é composta por "Jóias em Lustres": luminárias e arandelas concebidas em cristal de rocha - criações preciosas e exclusivas de Cida Santana, designer e fundadora da Passado Composto.
O ambiente da vitrine é complementado por móveis dos designers modernos brasileiros Joaquim Tenreiro e Jean Gillon, além de peças contemporâneas criadas por Cida Santana.
A Bienal de São Paulo foi fundamental para a consagração da tapeçaria artística no Brasil e no exterior, e seguimos trabalhando ativamente no resgate dessa memória. Recomendamos também a visita à 36ª Bienal de São Paulo, cuja excelente curadoria promove um amplo movimento artístico na cidade, projetando-o ao mundo. Cida Santana orgulha-se de ter emprestado, para esta edição, uma de suas preciosas criações em lustre, utilizada na instalação do artista Song Dong.
Paralelamente à vitrine, informamos que a exposição "Melodias das Tramas - De Genaro de Carvalho a Jorge Cravo", com curadoria de Alejandra Munõz e Graça Bueno, permanecerá em cartaz até março de 2026.
Visitem a galeria!
MOSTRA DA VITRINE - Artistas da Bienal de SP e Jóias em Lustres em Melodias das Tramas
Curadoria e Pesquisa: Graça Bueno
Agradecimentos especiais: Cida Santana
Datas: De 25 de novembro de 2025 à março de 2026
Alameda Lorena, 1996 - São Paulo - SP
Segunda a sexta: 10h às 19h
Sábados: 10h às 14h