Murais Nômades | Na Galeria


    A Galeria Passado Composto Século XX apresentou em abril de 2018, em sua galeria e na terceira edição do Setor de Design na SP-Arte, a mostra "Murais Nômades" com destaque para as tapeçarias artísticas modernas nacionais em composição com o mobiliário de design da mesma época.

    O título da mostra é inspirado na expressão "MuralNomad" do arquiteto naturalizado francês Le Corbusier (1887-1965), em referência à tapeçaria artística que ele batizou como "mural nômade dos tempos modernos". Ele considerava a tapeçaria como muros de lãs, para dependurar, soltar, enrolar e movimentar, recolocando onde desejar, como eram originalmente no passado com sua característica nômade, acompanhando os senhores nas suas diferentes residências. Na opinião dele, a tapeçaria compunha a arquitetura muito além da simples decoração e, em 1959, em uma carta a Oscar Niemeyer (1907-2012), ele enfatizou que a textura, a matéria e a sensibilidade do artesão na realização da obra irradiava cores no espaço e cumpria a sua função acústica.

    No espaço da galeria, a mostra homenageia na vitrine o premiado artista Jacques Douchez, com pinturas e tapeçarias planas e escultóricas. Atualmente, o artista é saudado também em uma importante exposição no MAB - Museu de Arte Brasileira da FAAP, intitulada "A cor não tem fim - pinturas e tapeçarias de Jacques Douchez", com uma abundante diversidade de obras coloridas flutuando no espaço.

    A realização da mostra "Murais Nômades" faz parte da missão da galeria de valorizar a brasilidade e de resgatar a memória nacional dos mestres do design e da arte em tapeçaria.

    SERVIÇO DA MOSTRA "MURAIS NÔMADES"EM DOIS LOCAIS:

    Evento: Setor de Design - 3º andar da SP-Arte 2018

    Local: Pavilhão da Bienal de SP - Parque Ibirapuera

    sp-arte.com

    Stand no. DS1: Passado Composto Século XX

    Curadoria e realização: Graça Bueno e Passado Composto Século XX

    Expografia: Giovanna Verdini

    Assistente de pesquisa: Karen Matsuda

    Abertura para convidados: 11 de abril

    Período aberto ao público: de 12 a 15 de abril

    Horário: Quinta a Sábado - das 13h às 21h. Domingo - das 11h às 19h

    Local: Galeria Passado Composto Século XX

    Endereço: Alameda Lorena, 1996 - Jardins - São Paulo

    Curadoria e realização: Graça Bueno e Passado Composto Século XX

    Período aberto ao público a partir de: 07 de abril

    Horário: Segunda à Sexta - das 10h às 19h. Sábado - das 10h às 15h

    Descubra Mais....