Obras do nosso acervo, do artista Genaro de Carvalho (1926-1971), expostas nos Estados Unidos!
O Museu de Arte de New Orleans (NOMA) em parceria com o Chrysler Museum of Art (CMA) organizaram uma exposição itinerante chamada Black Orpheus: Jacob Lawrence & the Mbari Club, apresentando o icônico artista afro-americano, Jacob Lawrence, mais especificamente a sua série Nigéria e outras obras apresentadas na publicação Black Orpheus.
A exposição foi organizada pelas curadoras Kimberli Gant, CMA's McKinnon Curator of Modern & Contemporary Art e Ndubuisi Ezeluomba, NOMA's Françoise Richardson Curator of African Art.
Essa será a primeira exposição a apresentar essa série de Lawrence em completo e adicionando uma nova pesquisa sobre as práticas do artista, especialmente durante um período pouco conhecido de sua carreira e introduzindo outros artistas incluídos em Black Orpheus ao público norte-americano. Esse projeto também apresenta uma nova narrativa sobre tópicos inter-relacionados pertinentes ao modernismo ao redor do mundo: a influência da África após o movimento pós-colonial nos artistas modernistas norte-americanos, o impacto do movimento pós-colonial nos novos artistas Africanos, a influência da arte na criação da sociedade Africana moderna, o difícil paralelo enfrentado pelos artistas Africanos negociando suas práticas culturais com tradições artísticas europeias, e a importância de publicações internacionais.
Desenvolvida ao redor da obra de Lawrence, Market Scene de 1966, parte da coleção permanente do Chrysler Museum of Art, a exposição vai apresentar a série completa Nigeria e também pinturas, trabalhos em papéis, e esculturas de artistas renomados como: William H. Johnson, Ibrahim El-Salahi, Uche Okeke, Malangantana, Jacob Afolabi, Colette Oluwabamise Omogbai, Twins Seven-Seven, Wilson Tiberio, Genaro de Carvalho, Agnaldo Manoel dos Santos, Susan Wenger, Karl Schmidt-Rottluff, Demas Nwoko, e Avanish Chandra.
As tapeçarias Veranda Flower Beds e Alicena and Blue Moon são representantes de belíssimos trabalhos em tecido criados pelo artista brasileiro, Genaro de Carvalho (1926-1971). O artista foi influenciado pelos pintores cubistas europeus, porem seu trabalho incorporava a sua interpretação da paisagem brasileira, com flores, plantas, pássaros, insetos e etc. que predominavam em muitas de suas tapeçarias e pinturas. O acadêmico Ulli Beier conheceu o trabalho de Carvalho por meio de uma exposição de arte brasileira na Nigéria em 1963 e como resultado Beier introduziu os trabalhos de Carvalho e outros artistas brasileiros no continente africano e outros países através da sua publicação Black Orpheus. Esboços em preto e branco de Carvalho foram apresentados na edição #13 (Novembro de 1963) como vinhetas, intercaladas pelo jornal na conclusão de poemas e artigos. Um artigo sobre outro artista brasileiro, Agnaldo dos Santos (1926-62) também foi publicado na mesma edição. A edição complementava uma exposição apresentada na Mbari Club em Osogbo, Nigéria em junho de 1962 de fotografias de Salvador, Brasil, a capital do estado natal de Carvalho. O nome de Carvalho e uma breve descrição das suas práticas artísticas foram incluídas no panfleto da exposição. Apesar de Veranda Flower Beds e Alicena and Blue Moon não terem sido incluídas na exposição de 1962 ou nas imagens de 1963, elas servem como exemplos incríveis dos trabalhos do artista considerando os seu meios e o conteúdo de natureza abstrata. Elas também demonstram um dos maiores objetivos de Black Orpheus, a circulação global da arte modernista e da literatura africana. A inclusão dessas obras na exposição deve introduzir uma nova geração a prática dinâmica de Carvalho.
Museus e datas:
Chrysler Museum of Art (CMA) em Norfolk, VA entre 7 de Outubro de 2022 e 8 de Janeiro de 2023.
New Orleans Museum of Art (NOMA) em Luisiana, LA entre 10 de Fevereiro e 7 de Maio de 2023.
Toledo Museum of Art, OH entre 3 de junho e 3 de Setembro de 2023.