A Galeria Passado Composto Século XX tem o orgulho de resgatar a memória do encantador artista, cuja obra poética e consistente se concretizou em sua carreira curta e meteórica, tendo sido marcante para a tapeçaria artística nacional.
O artista "mineiro-carioca" Rubem Dario Horta Bittencourt (1941 - 1978), que não vivia sem a paisagem ou sem a visão da natureza, criou tapeçarias com temas da vegetação tropical e com a junção dos opostos: máquina e natureza, simbolizando o homem da cidade e do campo. Iniciado em pintura, com vocação muralista, produziu obras únicas em guache como base para as suas tapeçarias, pelas quais obteve sucesso, reconhecimento e o título de "o mágico das cores". A sua obra artística única, foi transposta, com sua orientação, para o bordado e para o tear em ateliês, na sua maioria geridos por projetos sociais, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG). Participou de mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior, com participação destacada em março de 1965 na I Bienal de Artes Aplicadas del Uruguay em Punta Del Este.
Com o nosso expertise e a colaboração de curadores, temos nos dedicado ao longo dos anos, à pesquisa e à catalogação das obras de Dario relacionadas ao sucesso de suas realizações. Contamos nesta mostra com o apoio e a generosidade da Sra. Anna Lúcia Bittencourt, irmã do artista, através da concessão da rica documentação histórica dos seus arquivos, apresentados na galeria na cronologia e no espaço expositivo, juntamente com importantes obras de Dario, que estiveram aos seus cuidados na sua coleção particular desde 1978.
Além da exposição divulgaremos sua obra artística através da criação de conteúdo histórico para visitas guiadas, palestras, vídeos, publicações, com a nossa curadoria e igualmente com a colaboração de curadores.
Curadoria: Graça Bueno e equipe
Expografia: Giovanna Verdini
Agradecimentos:
Anna Lúcia Bittencourt
Família Santana Bueno
Paulo César Garcez Marins
Telma Nogueira
SERVIÇO DA EXPOSIÇÃO "RUBEM DARIO: O POETA DAS CORES":
Aberta ao público: de 13 de abril à 03 de agosto de 2024.
Horários:
Segunda a sexta das 10:00 as 19:00
Sábados das 10:00 as 14:00
Localização:
Galeria Passado Composto Século XX
Alameda Lorena, 1996, Jardins
São Paulo, Brasil